Bicho de pé e pulgas são a mesma coisa?

bicho de pé

Existem pessoas que não fazem ideia que o bicho de pé é um inseto e pertence à família das pulgas. O bicho de pé penetra na pele para alimentar se de sangue, por sua vez essa alimentação estimula o crescimento de ovos.

 

Quando a pulga (bicho de pé) esta alojada, ela provoca coceira e dor. No local aparece um pontinho preto e no entorno deste ponto a pele fica mais clara. Os locais preferidos para a infestação estão entre as dobras dos dedos, sola e debaixo das unhas, mas podem infectar outras áreas do corpo. O contagio ocorre quando o homem entra em contato com o ambiente afetado descalço. O bicho de pé também utiliza de cães, gatos, porcos dentre outros com hospedeiro.

O ápice de infestação do bicho de pé acontece no verão e os locais propícios para o desenvolvimento destas pulgas são terrenos arenosos, regiões próximas ao criatório de porcos, vacas, galinhas.

bicho de péO bicho de pé dever ser retirado com o auxílio de agulhas e pinças esterilizadas tomando o cuidado para não deixar ovos anexados à pele, estes ovos podem estar contaminados com o bacilo do tétano e da gangrena e causar infecções graves. Após a retirada do bicho de pé é prudente proteger o local com um curativo. Caso não disponha de conhecimento para remoção ou se o local onde foi retirado o inseto apresentar qualquer alteração procure ajuda médica imediatamente.

 

chef

Receita caseira para a prevenção do bicho de pé:

  • 4 colheres de sopa de flores de calêndula secas;
  • 60 ml de vinagre;
  • 500 ml de água fervente.

Adicione as folhas de calêndula em um recipiente com água fervente e tampe deixando o composto adquirir uma temperatura suportável.

Coloque os pés em uma bacia e adicione o composto preparado com as folhas de calêndula (a calêndula combate a pulga causadora do bicho de pé) e acrescente o vinagre. Ao adicionar o vinagre a acidez da pele aumenta e impede o crescimento do parasita.

Repita a operação duas vezes ao dia durante vinte minutos.

 

Pulgas, algumas informações sobre elas

pulga

As pulgas, embora não possuam asas, são insetos parasitas que vivem do sangue de aves e mamíferos. Também são transmissores de várias doenças como a febre tifoide e a peste bubônica dentre outras.

 

Uma característica marcante das pulgas é a agilidade, sendo considerada uma das melhores saltadoras entre os insetos. Seu salto pode chegar a 30 cm de altura. Considerando que uma pulga possui um comprimento de 0,2 a 0,4 cm e consegue realizar um salto desta proporção é de deixar qualquer atleta da mesma categoria com inveja. Em proporção de tamanho é o equivalente a um ser Humano saltar o comprimento de campo de futebol.

Existem aproximadamente duas mil espécies de pulgas já catalogadas. O tempo médio de vida de uma pulga é de quatro meses, a fêmea pode botar até 20 ovos durante 21 dias consecutivos. Fazendo um calculo rápido, em torno de 420 ovos neste período.

As famílias de pulgas estão separadas de acordo com o tipo de hospedeiro, como demonstra a tabela.

Família Hospedeiro
TungidaeBicho de pé
PulicidaePulgas comuns
CoptopsyllidaeVermipsyllidaeCarnívoros
RhopalopsyllidaeHypsophthalmidaeMarsupiais
StephanocircidaePygiopsyllidaeDolichopsyllidaeCtenopsyllidaeRoedores
HystrichopsyllidaeRatos
LeptopsyllidaeAves e Coelhos
IschnopsyllidaeCeratophyllidaeAmphipsyllidaeMalacopsyllidaeMorcegos

 

cachorroOs principais hospedeiros são animais domésticos, os preferidos das pulgas são os cães e os gatos.

Na maioria das vezes as pulgas depositam seus ovos no corpo dos animais, mas os ovos são lisos e não possui meios que poderão fixa-los no pêlo do animal. Deste modo os ovos caem e permanecem em carpetes, frestas no piso.

Uma temperatura em torno de 21ºC a 70ºC e uma umidade de 85% é condição favorável para o desenvolvimento do ovo da pulga. Sendo assim o ovo eclode em aproximadamente em 12 dias.

Pulgas, medidas de combate.

 

cachorroComo acabar com as pulgas? Passe aspirador de pó em carpetes no piso e nas proximidades onde seu animal de estimação costuma frequentar. Com esse procedimento o aspirador suga os possíveis ovos existentes, evitando o surgimento de novos surtos do inseto;

Utilize pentes específicos para retirar pulgas quando estiver dando banho em seu animal;

Mantenha o canil ou o local onde seu animal de estimação sempre limpo, lembre-se que o tratamento eficaz para o combate às pulgas deve ser feitos em conjunto, ou seja, tanto o animal quanto o ambiente deve passar por um processo de desinfecção.

Coleira antipulgas ajudam a manter o inseto afastado porem não surte efeito se no local já existe um surto de pulgas. O correto é exterminar as pulgas e depois utilizar essas coleiras como medida protetiva para seu animal de estimação.

pulga-del-gato-ctenocephalides-felis

 

 

 

 

 

Pragas Caseiras - 2013
contato@pragascaseiras.com